Cores – Círculo Cromático

13 06 2008

Ouvimos falar muito sobre cores primárias, secundárias e terciárias. O que vem a ser isso? É fácil definir e compreender, pelo menos teoricamente.

Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas as demais são obtidas. As cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo.

Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Misture azul com amarelo e obterá o verde. Misture amarelo com vermelho e obterá o laranja. A mistura do azul com o vermelho resulta no violeta.

Cores terciárias são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Por exemplo: o amarelo alaranjado se consegue misturando o amarelo (cor primária) com o laranja (cor secundária). Misturando-se o vermelho (cor primária) com o laranja (cor secundária), chega-se ao vermelho alaranjado.

O resultado desse teste se chama disco cromático, ou círculo cromático.

O círculo cromático serve para nos orientar na mistura e escolha de cores. Devemos lembrar, porém, que não está lidando com um instrumento científico.

 

 

 

Se você traçar agora uma linha vertical dividindo o amarelo e o violeta, poderemos perceber que do lado direito as cores são vivas e marcantes. São as chamadas cores quentes. Já do lado esquerdo, as cores transmitem mais tranqüilidade e calma. São as chamadas cores frias.

E para que serve isso? Esses conceitos podem ser importantes na escolha de cores, de acordo com o que o artista, no caso, você, esteja tentando obter como efeito.

 

Fonte: http://www.lsc.ufsc.br/

About these ads

Ações

Information

3 responses

13 06 2008
Miguel Cabezas

Muito bom, Aline :)
Gostaria que escrevesses o teu perfil no “About” que é o “Sobre você”. Para isso, você deve ir para gestão de páginas (não é um post) no wordpress.
Dessa forma que quiser conhecer quem esta por trás do blog, pode ter alguma informação (tipo “sou estudante de primeiro semestre do desenho gráfico…”).

Um abraço

Prof. Miguel Cabezas

10 02 2009
thiago

eu qeria poucas paginas =D mas vo ter que escrever tudo isso msm =/

3 06 2009
luan

muito bom daora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: